10/10/2017 Agentes químicos e físicos que causam queda de cabelo em mulheres
Agentes químicos e físicos que causam queda de cabelo em mulheres

E vamos continuar falando sobre a queda de cabelos feminina, mas agora sobre os agentes químicos e físicos que podem causá-la. Se você está percebendo uma perda de cabelo anormal e prolongada, então você deve visitar o seu médico. Mas se você está curiosa sobre as causas da perda de cabelo, veja aqui no Blog Reposit as causas nutricionais e hormonais da queda e como tratá-las.

Um dos principais motivos da queda de cabelo por agentes químicos e físicos são os alisamentos e modelagens térmicas. Muitas vezes, pode parecer que seu cabelo está caindo, mas na verdade ele está se quebrando. A aplicação de calor excessivo (secadores, pranchas, babyliss, modeladores) pode danificar a estrutura dos fios, tornando-os mais frágeis e suscetíveis a se partirem. E o risco de dano aumenta quando o cabelo está molhado, porque a mudança de estado físico da água (líquido para vapor) pode causar bolhas nos fios e fragilizar a cutícula. Por isso, o ideal é sempre utilizar o calor mínimo e manter o secador distante dos fios. Produtos que oferecem proteção térmica também podem ajudar a amenizar os danos.

Outro causador de queda de cabelo em mulheres são os agentes químicos tóxicos presentes em descolorantes, tinturas e alisantes. Isso ocorre porque esses agentes mexem com a estrutura dos fios, abrindo a cutícula capilar. Durante a realização desses procedimentos, o cabelo fica extremamente exposto e frágil e, quando não feitos corretamente, os fios podem ficar opacos, porosos, ressecados e quebradiços. Para evitar esse risco, procure sempre um profissional confiável.

Vá devagar também com a tintura de cabelo. O excesso de tratamento pode levar à perda de cabelo devido aos produtos químicos tóxicos encontrados nas tinturas. Também vale lembrar que alguns agentes químicos, como o formol e o glutaral, são alisantes não autorizados pela ANVISA e causam sérios danos à saúde. Além da queda de cabelo, causam ardência nos olhos, irritação na pele e até alguns tipos de câncer. Por isso, para evitar os riscos envolvidos na aplicação de química nos fios, procure sempre por um profissional confiável e faça um teste numa mecha pequena antes de aplicar no cabelo inteiro.

Outro motivo que ocasiona a queda de cabelos são os penteados muito apertados. Rabos de cavalo, coques e tranças muito apertadas causam muita tensão nos fios, o que pode fazer com que eles sejam arrancados dos folículos capilares. Um outro detalhe importante que se deve considerar é a força com que os cabelos são manuseados. Usar muita força para puxá-los ou escová-los também pode causar a mesma tensão na raiz dos fios. A longo prazo, isso pode ocasionar uma alopecia por tração – o trauma físico sofrido repetidamente pelos fios pode fazer com que eles parem de nascer. Por isso, tome cuidado ao desembaraçar os fios, começando sempre pelas pontas e terminando na raiz. Se o cabelo estiver muito embolado, utilize um creme ou óleo capilar para ajudar a soltar os fios. Além disso, cuide ao usar bobs, elásticos e presilhas, pois alguns modelos podem danificar a estrutura do fio ao dobrá-los e, assim, quebrá-los. Prefira sempre deixar os cabelos soltos ou com penteados frouxos, utilizando elásticos de tecido e presilhas sem pontas ou laterais afiadas.

E por fim, um motivo recorrente de queda de cabelo também pode ser o banho quente. Muitas pessoas adoram um banho escaldante, mas isso pode prejudicar os fios. A água quente demais pode deixar os fios ressecados e abrir as cutículas, deixando-os mais frágeis e irritando o couro cabeludo. Quando existe alguma infecção, como a caspa ou a psoríase, a água muito quente pode piorar o quadro e acelerar ainda mais a perda dos fios.

São muitas as causas físicas e químicas para a queda de cabelo. Estar atenta com seus cuidados diários, desde o banho até a presilha, é essencial para saúde dos seus fios. Na hora de mudar de visual, procure sempre um bom profissional e mantenha os cuidados redobrados.

E se você por acaso passou por alguma das situações citadas e seus cabelos estão mais ralos e quebradiços, o Reposit pode te ajudar. Com uma cápsula ao dia, ele irá favorecer os seus ganhos nutricionais a fim de recuperar fios que estão enfraquecidos e sem brilho, além de aumentar o crescimento de novos fios. Isso acontece porque o Reposit é um suplemento formulado especificamente para saúde dos seus cabelos e suas unhas, que oferece vitaminas e minerais essenciais para nutrição das madeixas, da raiz às pontas. E com cabelos lindos, quem não se sente incrível?

Continue acompanhando a série de matérias sobre queda de cabelo feminina aqui no Blog Reposit e deixe seu comentário pra gente.

Que tal receber as postagens apenas dos assuntos de seu interesse?

Selecione os assuntos e cadastre-se gratuitamente: