16/05/2018 10 mitos e verdades sobre a queda de cabelos
10 mitos e verdades sobre a queda de cabelos

Como toda e qualquer doença popular, que atinge uma grande parte da população, a queda de cabelo é cercada por muitos mitos. Esclarecer as dúvidas e mitos sobre esse assunto é muito importante para aqueles que procuram um tratamento adequado e resultados visíveis.

Você tem alguma dúvida ou já ouviu falar de alguma dica para queda de cabelos? Então confira abaixo os principais dilemas sobre a calvície e tire a teima!

1. Estresse provoca queda de cabelos
Verdade. O estresse provoca disfunções no organismo, sendo que as alterações hormonais estão dentre elas. Essas alterações podem resultar na queda dos cabelos.

2. Lavar os cabelos diariamente aumenta a queda
Mito. As substâncias usadas para fabricação de shampoos podem ressecar os fios, mas jamais irão levá-los à queda. Já no caso do couro cabeludo excessivamente oleoso, isso pode ocorrer.

3. O excesso de testosterona no corpo pode causar queda de cabelo
Verdade. Apesar de não ser uma regra, o excesso de testosterona pode ser convertido através da enzina 5-alfa-redutase à di-hidrotestosterona, que afeta o couro cabeludo aumentando sua oleosidade. Esses fatores são determinados geneticamente.

4. O cabelo cai mais no inverno
Verdade. O frio diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e o enfraquecimento da raiz do fio. Com isso, além dos fios caírem mais rapidamente, eles também nascem mais devagar. É também nessa época do ano que aumenta a incidência de dermatite seborreica por causa do calor excessivo na raiz do cabelo – banhos muito quentes e uso de secador de cabelo constante fazem com que o couro cabeludo fique ressecado e a oleosidade nos fios aumente, o que pode causar a caspa.

5. O uso de secador e chapinha aumenta a queda de cabelo
Verdade. A queda de cabelo está relacionada à problemas que ocorrem no couro cabeludo. As altas temperaturas desses aparelhos podem fazer com que os fios se quebrem e traumatizar o folículo capilar, causando a queda e o rompimento (quebra) dos fios.

6. Cortar os cabelos interfere na queda dos fios
Mito. Cortar o cabelo não interfere de nenhuma forma no crescimento do mesmo, nem provoca alguma alteração nele. As causas da queda de cabelo estão relacionadas à raiz, e não à ponta dos fios.

7. Usar bonés e chapéus causa queda de cabelo
Mito. O uso desses acessórios não faz com que os cabelos caiam, mas pode, em algumas pessoas, agravar a dermatite seborreica, que favorece a queda. Nesse caso, se você tem essa doença, é aconselhável que descontinue o uso de acessórios que abafam o couro cabeludo.

8. Cabelos caem mais após o parto
Verdade. Cerca de 4 meses após o parto, muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda, o que leva à uma perda excessiva de fios. Esse acontecimento é chamado de eflúvio telógeno e estes fios voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo.

9. Cortar o cabelo na lua crescente faz com que ele ganhe força
Mito. O período do mês em que é feito o corte não interfere no bulbo capilar do fio, responsável por seu crescimento.

10. A queda de cabelo tem tratamento
Verdade. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento para queda de cabelo, melhor. Procure por um dermatologista e conte com a ajuda do Reposit para um tratamento mais eficaz.

Que tal receber as postagens apenas dos assuntos de seu interesse?

Selecione os assuntos e cadastre-se gratuitamente: